Pós-graduação | On-line | 24 meses

Edição e Gestão Editorial

Nossos coordenadores:

Prof(a) Cibele Bustamante e
Prof. Leandro Müller

Cibele Bustamante: Formada em Produção Editorial pela ECO/UFRJ, mestre em Design pela ESDI/UERJ e PhD em Design e Comunicação Multimídia pelo Politécnico de Milão.

Foi designer freelancer para várias editoras brasileiras, e trabalhou como designer para as agências de comunicação Selluloid e InPress Porter Novelli, no Brasil; além de ter sido designer editorial na NoveNoveSei Edizioni, na Itália.

A frente do NESPE, é coordenadora das pós-graduações em Edição e Gestão Editorial e Design Editorial em parceria com a Ítalo, e é professora dos cursos de Design Editorial, Produção de E-books e Indesign.

Foi membro do Júri do Prêmio Jabuti 2020 na categoria Projeto Gráfico.

Leandro Müller: Leandro Müller é pesquisador do mercado editorial, graduado em Publicidade (UFRJ), graduado em Filosofia (UERJ / Universidade do Porto), mestre em Comunicação Social (UERJ), e doutorando em Comunicação Social (UERJ).

Também editor e escritor, tem nove livros publicados no Brasil e na Espanha, entre eles “Como editar seu próprio livro: um manual básico para quem quer publicar ou ser publicado”, “O consumidor de livros: prática de comportamento em livrarias”, e “Pequeno Tratado Hermético sobre Efeitos de Superfície”, vencedor do “Prémio Master en Edición” do Grupo Santillana Formación, na Espanha.

Por cinco anos fez parte da equipe de professores da pós-graduação em Editoração do IUPERJ.

Tempo de curso

24 meses

Pré-Requisito

CURSO SUPERIOR COMPLETO

Modalidade

Online

Sobre o Curso

O mercado editorial vem passando por profundas mudanças: a crise das livrarias físicas; o aparecimento do e-commerce; e o surgimento dos livros digitais, dos audiolivros e tantos outros, são só alguns exemplos das transformações às quais os profissionais do livro tiveram que se adequar nos últimos anos. Este cenário de transformação se agrava com o fato de que a maior parte dos cursos que fornecem mão-de-obra para o setor editorial concentram-se na produção tradicional do livro, sem preparar o aluno para a gestão deste tipo de negócio.
Neste sentido, dominar técnicas de gestão e o universo digital, além de ter uma visão global do setor, tornam-se diferenciais na formação do profissional.
Objetivo do curso: Auxiliar o aluno a desenvolver habilidades gerenciais específicas para o negócio editorial, incluindo planejamento, finanças, gestão de projetos e novas tecnologias. Capacitar o aluno a gerenciar a produção de publicações, abrangendo toda a cadeia produtiva editorial.

Para quem é o curso?

Profissionais atuantes ou interessados em ingressar no mercado editorial;
Interessados em abrir negócios na área editorial;
Gestores de conteúdo que demandem acompanhamento e coordenação editorial (editores de revistas acadêmicas, sites literários etc.).

Onde você irá atuar?

O especialista em Edição e Gestão Editorial poderá trabalhar como editor, publisher, assistente, coordenador, produtor e gerente na área editorial, ou até mesmo abrir seu próprio negócio. Seu campo de atuação não se restringe às editoras propriamente ditas, se estendendo a toda a cadeia do livro.

Informações do curso

Turmas

Próxima turma Janeiro/2024.

Horário de aula: Aulas aos sábados, quinzenalmente das 09:00 às 17:00.

Modalidade

Curso 100% EAD.

Quando você escolhe Ítalo Prime

Evolução profissional

Aprenda as melhores técnicas para se tornar um designer profissional.

Evolução pessoal

Expansão de conhecimentos e habilidades.

Mentoria com o Coordenador

O aluno tem à disposição uma mentoria com o Coordenador do curso, um profissional experiente para ajudá-lo em sua evolução profissional e pessoal.

Junte-se a Nós

0 +
Alunos formados
0 +
Cursos Ofertados
0 +
Anos de Tradição